Pages

Sentido Anonimo - Para todo momento idiota da sua vida, tem um porquê.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Por que temos Cãibra?

De vez em quando ao fazer um movimento muito depressa sentimos uma "fisgada" no musculo do membro envolvido no movimento.

A famosa Cãibra! Por que isso ocorre?
E o que fazer?

A cãibra é uma contração muscular muito forte, e involuntária.
Acontece devido ao cérebro que envia impulsos elétricos para um músculo se contrair, quando esse músculo está relaxado, há uma diferença de potencial elétrico entre o interior e o exterior das fibras musculares. 
"Essa diferença se deve à presença de sódio no lado de fora e de potássio na superfície. 
Com a chegada do impulso elétrico, porém, tudo muda: abre-se uma série de receptores na membrana que reveste as fibras musculares. 
Os receptores são como portões, pelos quais o sódio consegue entrar. 
Essa substância ocupa o espaço do potássio, que acaba saindo. A troca de lugares excita as partículas de cálcio situadas numa região mais profunda e elas, por sua vez, provocam movimentação dos filamentos musculares, ocasionando a contração. "
"O problema costuma ocorrer quando alguém toma muito diurético ou realiza exercícios físicos intensos", afirma o fisiologista Renato Fraga Moreira Lotufo, da Escola Paulista de Medicina.


O que fazer?
Bom, quando ocorre a cãibra, o melhor remédio é fazer o movimento contrario bem devagar, pois um movimento muito rápido pode fazer com que contraia para o outro lado, causando uma nova dor.
     

2 comentários:

alice! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alice! disse...

Interessante!
Penso q, qualquer dia desses as minhas vão me matar!
=D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...