Pages

Sentido Anonimo - Para todo momento idiota da sua vida, tem um porquê.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Duvidas sobre o cloro de piscina.

O SentidoAnonimo pesquisou e aqui está, trouxemos algumas duvidas sanadas sobre o cloro, que é utilizado para a limpeza de piscinas.


"Por que muitas pessoas se queixam de irritação na pele e nos olhos?

Por falta de regulagem do pH (que mede a acidez e a alcalinidade) da água e da dosagem de cloro. A pele das pessoas tem pH entre 4,6 e 5,8. Se a água não estiver dentro dessa faixa, os nadadores vão começar a sentir irritação na pele e nos olhos. Existem kits para essa medição, à venda em lojas de piscinas. Excesso de cloro também pode causar irritação, daí a necessidade de se manter os teores entre 1 e 3 ppm. Para isso, os níveis de cloro devem ser medidos regularmente."



Como o cloro age na piscina?
"O cloro vem sendo usado, há mais de um século, como desinfetante de água de piscinas, com muito sucesso, pois possui três características essenciais: atua como um rápido e persistente sanitizante, é um algicida efetivo, e é um forte oxidante, substância que elimina materiais orgânicos que podem alterar a cor da água, gerar odores ou formar limo. Para que esse processo seja eficaz, o cloro deve ser regularmente adicionado na piscina e testado diariamente. Basicamente, há três etapas de tratamento:

- Tratamento físico - é a limpeza física da água ou a remoção da sujeira visível (filtração, aspiração, peneiramento, escovação).

- Controle de pH - o pH indica se a água está ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH maior que 7). 

- Desinfecção - destruição de microorganismos nocivos à saúde, tais como bactérias, vírus, protozoários, vermes, fungos, algas, entre outros."


Por que o cloro precisa ser testado diariamente?
"É importante que o teor de cloro seja mantido entre 1 e 3 ppm (existem kits para essa medição, à venda em lojas de piscinas). Uma série de agentes pode reduzir o teor de cloro na piscina, como por exemplo luz solar, sujeira, suor, óleos de bronzear, urina, cosméticos. O tempo que o cloro leva para atuar vai depender de outro fator de controle, o pH."








0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...