Pages

Sentido Anonimo - Para todo momento idiota da sua vida, tem um porquê.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Por que ficamos com um "Galo" quando batemos a cabeça?

Quem nunca bateu a cabeça? 

E quem bateu, sabe como doí, inclusive quando forma-se o famoso "Galo", hoje o SentidoAnonimo trás para vocês a explicação deste curioso fato.

""Galo" é um tipo de hematoma formado sobre o osso do crânio. 
Quando tomamos uma pancada, vasos sanguíneos que passam debaixo da pele se rompem e o sangue vaza. O vazamento pode gerar dois tipos de lesão: 
- Equimose (quando o sangue escorre entre os músculos e ossos)

- Hematoma (quando o sangue fica represado, como em uma bolsa).

Nas partes do corpo onde a pele fica muito próxima do osso (cabeça e canela, principalmente), a bolsinha de sangue faz a pele subir, formando um caroço - afinal, é mais fácil empurrar a pele do que o osso. Naturalmente, o sangue é reabsorvido pelos vasos sanguíneos e o hematoma desaparece depois de alguns dias.
Conforme o sangue é absorvido, o "roxo" do hematoma vai mudando de cor, graças à diminuição do nível de ferro no local.

O que se fazer quando isto ocorrer?

"Fazer uma compressa gelada no local por 15 ~ 20 minutos e repetir o procedimento após 20 minutos, é o indicado nesses casos. 
O gelo é anestésico e causa vaso-constrição ¹, fazendo com que o edema (inchaço) seja menor e também o aspecto arrocheado. Não há necessidade de aplicar qualquer tipo de gel. Existem pomadas indicadas para hematomas, mas consulte o pediatra e verifique as indicações de uso."


Definição:
1. Vaso-constrição : Vaso-constrição é o processo de contração dos vasos sangüíneos , em conseqüência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...