Pages

Sentido Anonimo - Para todo momento idiota da sua vida, tem um porquê.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como funcionam as Lentes de transição?


Lentes do tipo  transição são fabricadas com vidros chamados fotocrômicos. "


Sobre as lentes produzidas e partir de vidro fotocrômico:

"Os óculos de sol ou os óculos de grau que escurecem quando expostos à luz solar foram desenvolvidos primeiramente pela empresa Corning no final da década de 60, e foram popularizados pela Transitions na década de 90. 
Na verdade, devido à extrema popularidade da marca Transitions, estas lentes normalmente são chamadas de lentes de transição. O termo correto para estes óculos é fotocrômico ou fotocromático, que se refere à reação química específica que as lentes têm à radiação ultravioleta (UV)."





Esses vidros contêm íons prata e íons cobre que participam de um equilíbrio de oxirredução representado simplificadamente pela seguinte equação:





Sob efeito de sol forte, a alta energia da luz ultravioleta provoca a formação de prata metálica, e a lente escurece. Quando a intensidade da luz é reduzida, a reação se inverte, e a lente fica mais clara.


As lentes fotocromáticas têm milhões de moléculas com substâncias como o cloreto de prata ou o haleto de prata embutidas nelas. As moléculas são transparentes à luz visível na ausência de luz UV, o que é normal em luzes artificiais. Mas, quando expostas aos raios UV, como na luz solar direta, as moléculas passam por um processo que faz com que mudem de forma. A nova estrutura molecular absorve partes da luz visível, fazendo com que as lentes escureçam. O número de moléculas que muda de forma varia com a intensidade dos raios UV.
Ao entrar em ambientes internos e fora da luz UV, uma reação química diferente acontece. 
A ausência da radiação UV faz com que as moléculas "retornem" à sua forma original, resultando na perda de suas propriedades de absorção de luz. Em ambas as direções, o processo acontece muito rapidamente.




fontes:( HowStuffWorks e 
vestibular da UFOP-2009)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...